quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Como controlar as birras de seu filho?

Comportamento


      Quando contrariado, seu filho de 2 anos desata a gritar, se joga no chão e começa a espernear. Você se pergunta: ‘Meu filho é normal? Será que ele faz birra por causa de algo que eu estou fazendo errado? Essa fase vai passar?’ Você pode ajudar seu filho a mudar esse comportamento. Mas, primeiro, tente descobrir o que pode estar por trás das birras. Crianças pequenas ainda não sabem lidar com seus sentimentos. Isso é o suficiente para causar birras de vez em quando. Mas existem outros fatores.

      Pense em como a vida do seu filho mudou por volta dos 2 anos de idade. Desde que ele nasceu, você cuidou de todas as necessidades dele. Bastava ele chorar que você corria para ver se estava tudo bem. ‘Será que ele está doente? Está com fome? Quer carinho? Está com a fralda suja?’ Você fazia de tudo para tranquilizá-lo. E com razão, porque um bebê depende totalmente dos pais. Mas, por volta dos 2 anos, a criança começa a perceber que seus pais passam a fazer cada vez menos as vontades dela. Agora, em vez de os pais fazerem o que o filho quer, o filho é que tem de fazer o que os pais querem. A situação se inverteu e o filho talvez não aceite essa mudança sem protestar.

     Com o tempo, a criança costuma aceitar o fato de que seus pais são seus educadores — não alguém que está ali só para cuidar dela — e que seu papel é ‘ser obediente aos pais’. Enquanto isso não acontece, ela pode testar até o limite a paciência dos pais com uma birra atrás da outra.

Veja o que você pode fazer:

- Seja compreensivo: Seu filho não é um adulto em miniatura. Por ter pouca experiência em controlar suas emoções, ele pode ter reações exageradas quando está aborrecido. Tente ver a situação do ponto de vista dele.

- Mantenha a calma:  Quando seu filho está fazendo birra, perder a calma não ajuda em nada. Na medida do possível, ignore esse comportamento e não reaja de modo irritado. Ter em mente por que as birras acontecem ajudará você a manter a calma.

- Não ceda: Se você ceder quando seu filho fizer birra, ele provavelmente usará a mesma tática em outras ocasiões. Com calma, mostre a ele que você está falando sério.

- Tenha paciência: Não espere que o comportamento de seu filho mude da noite para o dia, principalmente se você deu motivo para ele achar que fazer birra funciona. Mas, se sua reação for apropriada e coerente, é provável que as birras diminuam e, com o tempo, desapareçam por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.