Comportamento
Como consumidores, somos alvo de uma contínua enxurrada de propagandas. Qual é o objetivo dos publicitários? Transformar desejos em necessidades. Eles sabem que a maioria dos consumidores se deixa levar pela empolgação. É por isso que as propagandas e cada aspecto do mundo das compras são projetados para estimular ao máximo essa empolgação nos consumidores. Como você pode evitar cair nas armadilhas de uma publicidade bem elaborada? Compare friamente o que as propagandas prometem com a realidade.
- Promessa: “Melhore sua qualidade de vida”
É normal querer uma vida melhor. Os publicitários nos bombardeiam com mensagens de que, se comprarmos as coisas certas, todos os nossos desejos — saúde melhor, segurança, alívio do estresse e relacionamentos mais próximos — poderão ser realizados.
É normal querer uma vida melhor. Os publicitários nos bombardeiam com mensagens de que, se comprarmos as coisas certas, todos os nossos desejos — saúde melhor, segurança, alívio do estresse e relacionamentos mais próximos — poderão ser realizados.
- Realidade:
A grande quantidade de bens materiais adquiridos pode na verdade diminuir a qualidade de vida. Quanto mais bens materiais a pessoa tem, mais tempo e dinheiro são necessários para cuidar deles. A preocupação com as dívidas aumenta o estresse, e acaba sobrando menos tempo para a família e amigos.
A grande quantidade de bens materiais adquiridos pode na verdade diminuir a qualidade de vida. Quanto mais bens materiais a pessoa tem, mais tempo e dinheiro são necessários para cuidar deles. A preocupação com as dívidas aumenta o estresse, e acaba sobrando menos tempo para a família e amigos.
- Promessa: “Ganhe status e prestígio”
Poucas pessoas admitiriam que compram para impressionar os outros. Mas Jim Pooler comenta: “Uma das razões principais de as pessoas comprarem é competir com amigos, vizinhos, colegas de trabalho e parentes.” É por isso que as propagandas costumam mostrar seus produtos sendo usados por pessoas bem-sucedidas e ricas. A mensagem transmitida para os consumidores é: “Você também pode ser assim!”
Poucas pessoas admitiriam que compram para impressionar os outros. Mas Jim Pooler comenta: “Uma das razões principais de as pessoas comprarem é competir com amigos, vizinhos, colegas de trabalho e parentes.” É por isso que as propagandas costumam mostrar seus produtos sendo usados por pessoas bem-sucedidas e ricas. A mensagem transmitida para os consumidores é: “Você também pode ser assim!”
- Realidade:
Definir nosso valor por meio de comparações cria um ciclo interminável de insatisfação. Em outras palavras, uma pessoa mal consegue o que deseja e já passa a querer algo melhor.
Definir nosso valor por meio de comparações cria um ciclo interminável de insatisfação. Em outras palavras, uma pessoa mal consegue o que deseja e já passa a querer algo melhor.
- Promessa: “Defina sua identidade”
Um jeito comum de dizermos às pessoas quem somos (ou quem gostaríamos de ser) é usar e exibir bens materiais. Os publicitários sabem disso e procuram relacionar marcas — principalmente marcas de luxo — a certos valores e estilos de vida.
Como você se vê e como quer que os outros o vejam? Elegante? Atlético? Não importa como quer ser visto, as propagandas prometem que você pode adotar a imagem da marca só por comprar um dos seus produtos.
Um jeito comum de dizermos às pessoas quem somos (ou quem gostaríamos de ser) é usar e exibir bens materiais. Os publicitários sabem disso e procuram relacionar marcas — principalmente marcas de luxo — a certos valores e estilos de vida.
Como você se vê e como quer que os outros o vejam? Elegante? Atlético? Não importa como quer ser visto, as propagandas prometem que você pode adotar a imagem da marca só por comprar um dos seus produtos.
- Realidade:
Nenhum produto pode mudar quem realmente somos ou nos dar qualidades como honestidade e integridade.
O que as propagandas prometem quase nunca se torna realidade. Além da TV, livros, revistas e internet, os publicitários hoje usam um número crescente de estratégias sofisticadas. Produtos e marcas famosas são sutilmente incluídos em programas de TV, filmes e videogames. Agentes pagos para representar empresas usam e elogiam produtos em situações do dia a dia sem parecer que foram contratados para fazer isso. Agentes publicitários são estimulados a fazer comentários sobre certos produtos a seus amigos ou por meio de redes sociais. Esses agentes podem receber amostras do produto ou outras formas de recompensa como incentivo.
Nenhum produto pode mudar quem realmente somos ou nos dar qualidades como honestidade e integridade.
O que as propagandas prometem quase nunca se torna realidade. Além da TV, livros, revistas e internet, os publicitários hoje usam um número crescente de estratégias sofisticadas. Produtos e marcas famosas são sutilmente incluídos em programas de TV, filmes e videogames. Agentes pagos para representar empresas usam e elogiam produtos em situações do dia a dia sem parecer que foram contratados para fazer isso. Agentes publicitários são estimulados a fazer comentários sobre certos produtos a seus amigos ou por meio de redes sociais. Esses agentes podem receber amostras do produto ou outras formas de recompensa como incentivo.
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