quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Será que você está comprando demais?

Comportamento


      Como consumidores, somos alvo de uma contínua enxurrada de propagandas. Qual é o objetivo dos publicitários? Transformar desejos em necessidades. Eles sabem que a maioria dos consumidores se deixa levar pela empolgação. É por isso que as propagandas e cada aspecto do mundo das compras são projetados para estimular ao máximo essa empolgação nos consumidores. Como você pode evitar cair nas armadilhas de uma publicidade bem elaborada? Compare friamente o que as propagandas prometem com a realidade.

- Promessa: “Melhore sua qualidade de vida”
    É normal querer uma vida melhor. Os publicitários nos bombardeiam com mensagens de que, se comprarmos as coisas certas, todos os nossos desejos — saúde melhor, segurança, alívio do estresse e relacionamentos mais próximos — poderão ser realizados.

- Realidade:
A grande quantidade de bens materiais adquiridos pode na verdade diminuir a qualidade de vida. Quanto mais bens materiais a pessoa tem, mais tempo e dinheiro são necessários para cuidar deles. A preocupação com as dívidas aumenta o estresse, e acaba sobrando menos tempo para a família e amigos.


- Promessa: “Ganhe status e prestígio”
Poucas pessoas admitiriam que compram para impressionar os outros. Mas Jim Pooler comenta: “Uma das razões principais de as pessoas comprarem é competir com amigos, vizinhos, colegas de trabalho e parentes.” É por isso que as propagandas costumam mostrar seus produtos sendo usados por pessoas bem-sucedidas e ricas. A mensagem transmitida para os consumidores é: “Você também pode ser assim!”

- Realidade:
Definir nosso valor por meio de comparações cria um ciclo interminável de insatisfação. Em outras palavras, uma pessoa mal consegue o que deseja e já passa a querer algo melhor.


- Promessa: “Defina sua identidade”
Um jeito comum de dizermos às pessoas quem somos (ou quem gostaríamos de ser) é usar e exibir bens materiais. Os publicitários sabem disso e procuram relacionar marcas — principalmente marcas de luxo — a certos valores e estilos de vida.
Como você se vê e como quer que os outros o vejam? Elegante? Atlético? Não importa como quer ser visto, as propagandas prometem que você pode adotar a imagem da marca só por comprar um dos seus produtos.

- Realidade:
Nenhum produto pode mudar quem realmente somos ou nos dar qualidades como honestidade e integridade.

O que as propagandas prometem quase nunca se torna realidade. Além da TV, livros, revistas e internet, os publicitários hoje usam um número crescente de estratégias sofisticadas. Produtos e marcas famosas são sutilmente incluídos em programas de TV, filmes e videogames. Agentes pagos para representar empresas usam e elogiam produtos em situações do dia a dia sem parecer que foram contratados para fazer isso. Agentes publicitários são estimulados a fazer comentários sobre certos produtos a seus amigos ou por meio de redes sociais. Esses agentes podem receber amostras do produto ou outras formas de recompensa como incentivo.


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