terça-feira, 10 de outubro de 2017

O que falta para o setor de energia solar decolar no Brasil?

Meio Ambiente



Em 2017 o crescimento do setor poderá chegar a 325%, ou seja, dez vezes maior do que em 2016. Mas apesar do cenário promissor, esse ritmo de crescimento é explicado em boa parte pelo fato de ainda termos pouquíssimos sistemas fotovoltaicos instalados por aqui. Cerca de 12 mil, longe dos líderes mundiais nessa fonte de energia. Países em desenvolvimento como a Índia e China também produzem centenas de vezes mais do que nós, e até mesmo Chile, Tailândia e África do Sul estão significativamente à nossa frente. Se o Brasil é um dos lugares mais abençoados com a incidência de raios solares, o que falta para essa fonte de energia decolar de vez por aqui e chegar ao patamar que vemos em outros países?

Países onde novas energias renováveis crescem mais rapidamente são aqueles em que governos buscam nivelar o jogo, construindo condições para uma necessária e urgente transição energética. No Brasil, muito já foi feito pela energia eólica ao longo da última década: uma combinação de incentivos fiscais e leilões específicos para essa fonte que permitiu que empresas do setor alcançassem escala grande o suficiente e preço baixo o suficiente para competir com combustíveis fósseis e inclusive hidrelétricas. Já n caso do setor de energia solar o mesmo não pode ser dito. Há inúmeros estudos mostrando os benefícios de uma transição energética para a economia e, o mais importante, para a vida das pessoas. Todos sabemos que, mais cedo ou mais tarde, a mudança vai acontecer. A principal barreira que temos ainda é a de custos, e ela pode ser superada muito mais rapidamente com planejamento e priorização. Resta ao governo decidir se abraçará o futuro, ou se continuará preso à energia do passado.

E você? O que pensa a respeito desse assunto? Se desejar deixe seu comentário no blog ou aqui: ⓕⓓ Se o Brasil é um dos lugares mais abençoados com a incidência de raios solares, o que...

⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩

Você tem alguma dúvida sobre algum assunto? Precisa de uma opinião ou mesmo um conselho? 

Então cadastre-se no Space Amigos e venha fazer parte de uma comunidade criada para promover a interação e cooperação de seus usuários por meio de perguntas e respostas.

Você pode fazer seu cadastro clicando aqui:Cadastre-se no Space Amigos

Obs: É necessário aguardar algumas horas até que sua conta de usuário seja aprovada pela equipe do site. 

⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧⇧

Um comentário:

  1. véi, no inicio do seculo 20, Tesla queria dar energia livre, transformada em eletrica de graça para o mundo, mas o invejoso, ganancioso e ladrão Thomas Alva Edison, juntos com banqueiros e capitalistas o dissuadiram que energia tem que ser cobrada, para o bem de poucos!
    E no Brasil, que tem a energia eletrica das mais caras do mundo, se fazem lobs para que leis que incentivam as energias renováveis, não sejam aprovadas!
    Quer um exemplo:
    É a mesma coisa do Galo, um time integro e honesto,querer ganhar titulos nacionais, contra times queridos da Globo e da CBF, como Flamengo e Corinthians:(
    dureza véi
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Abrs Flávio
    Galoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.